Pastor André Paes participou da equipe pastoral da Primeira Igreja Batista de Santo André - PIBSA (2005-2011) sob a liderança do saudoso pastor Edison Queiroz (1948-2016). No ano de 2008, pr. André compartilhou sobre o desejo em plantar uma igreja visando um bairro de Santo André que ainda não tivesse uma igreja evangélica e que pudesse alcançar um grupo de pessoas que não viriam ao estilo tradicional e formal de culto ou pessoas que por alguma razão se afastaram da igreja.
No ano de 2011, com a benção da PIBSA, pastor André e sua esposa Delaine desafiaram um pequeno grupo de irmãos que após alguns encontros e conversas sobre esta possibilidade se reuniram em oração por alguns domingos no mês de junho de 2011 com esse mesmo desejo de plantar uma nova igreja que fosse centrada no Evangelho e na comunidade – em relacionamentos.
Nossa primeira reunião aberta ao público aconteceu no domingo 26 de junho de 2011 no Espaço Cultural, na Vila Bastos, daí surgiu o primeiro nome da comunidade que era “Conexão Vila Bastos”. Em outubro desse mesmo ano surgiu a possibilidade de mudarmos para o salão de eventos do Hotel Plaza Mayor, localizado no centro. A partir de então, passamos a adotar o nome de Comunidade Batista de Santo André (já pensou ter que mudar de nome a cada mudança?). Quando celebramos o primeiro aniversário de nossa comunidade em junho 2012, Deus permitiu que mudássemos para nosso atual endereço no bairro Valparaíso, uma resposta a nossas orações por um lugar que pudesse suprir com uma melhor estrutura para acolher as crianças e receber as famílias de nossa comunidade.
Hoje, o nome “Comuna” (ou Comuna Batista) é apenas o nome carinhoso que os membros e amigos chamam nossa querida Comunidade. Somos uma igreja desejando viver em obediência a Grande Comissão e ao Grande Mandamento. Por isso, cremos que uma das melhores maneiras de obedecermos a Deus e cuidarmos uns dos outros é através de relacionamento verdadeiros que podem ser vividos em nossa vida diária e em nossa vida em comunidade. Mas além disso, desejamos ter um coração generoso e multiplicador, que deseja ver novas igrejas nascerem em nossa região e até os confins da terra.